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A dança como matéria extracurricular

Com objetivo de proporcionar benefícios como, melhora no rendimento pessoal, habilidades sociais, aptidão física, equilibro emocional e combate ao aspecto introvertido e inseguro, a dança pertence ainda a área de lazer, recreação, esporte e cultura!

No entanto, você sabe qual a principal vantagem de oferecer dança para alunos do infantil até o ensino médio?

Identificação Vocacional! Através da dança é possível o aluno entender sobre si mesmo, explorar suas limitações, identificar dificuldades de expressão e trabalhá-las para impor seus gostos, preferencias e estilos.

"A dança é uma forma de expressão corporal. Por meio de coreografias, os alunos aprendem a interpretar gestos e a conhecer diferentes ritmos."

Jornalismo novaescola.org.br

Confira mais informações sobre os tipos de dança

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Ballet

Infantil e Fundamental I e II.

Hip-Hop

Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.

Jazz

Fundamental I e II e Ensino Médio.

Princípios

Infantil, Fundamental I.

Plano de Ensino Pedagógico

Através da dança leva-se em consideração um plano de ensino pedagógico por idade.

Crianças de 3 a 5 anos (Baby):

O tempo de concentração e foco de crianças desta faixa etária é de no máximo 15 minutos. Após esse período elas perdem a atenção e sua concentração é limitada. Suas habilidades físicas e emocionais ainda estão em desenvolvimento então os aspectos da coordenação motora e habilidades básicas são menores.

Forçá-las a manter o foco, deixa de trazer uma experiência de uma aula interessante e divertida e começará a ser associada a algo “Mandatório”. Por isso as aulas necessitam de variação de atividades como aprendizado lúdico (faz de conta) alternado com gasto enérgico, descanso e movimentos repetitivos.

Somando assim o tempo de aula máximo de 45 minutos.

Crianças de 6 e 7 anos (Infantil):

O tempo de concentração e foco de crianças de 6 e 7 anos é de no máximo 30 minutos. Ou seja, não se deve ir direto ao ponto, caso contrário, vira uma aula maçante. Portanto, devem ser feitas atividades que estimulem os movimentos do corpo e conhecimento de suas limitações até no objetivo que é aprender uma simples sequência de dança.

Aula de 60 minutos com intervalo no meio.

Crianças de 8 a 10 anos (Juvenil):

O tempo de concentração e foco de crianças de 8 a 10 anos é de no máximo 50 minutos. Apesar de o tempo de concentração ser maior, o aquecimento e as primeiras atividades da aula seguem o mesmo princípio de ter uma ou mais atividades para introduzir a dança no ambiente.

Já se torna possível ensinar uma sequência de movimentos com repetições para formar uma coreografia.

Aulas de 60 minutos com 10 minutos de aquecimento.

Adolescentes a partir de 11 anos (Teen):

O tempo de concentração e foco das crianças e adolescentes a partir desta idade já aumenta para 50 minutos. Portanto, a aula pode ser dividida em aquecimento (pode-se ensinar um passo específico que será utilizado no desenvolvimento, ou alguma dinâmica em grupo), desenvolvimento (uma sequência de movimentos formando uma coreografia) e a finalização (volta à calma).

Aula com duração de 60 minutos com 5 minutos de intervalo.

Confira a agenda do ano letivo

O Plano de ensino segue uma agenda durante o ano letivo para que todas as aulas tenham o aproveitamento pedagógico.

Janeiro

• Férias
• Volta às aulas
• Aula de boas vindas

Fevereiro

• Aula temática
• Aula de Integração
• Aula de Integração
• Aula de Integração

Março

• Aprendizado Lúdico
• Aprendizado Lúdico
• Aprendizado Lúdico
• Aula temática

Abril

• Sequência coreográfica
• Brincadeira + Sequência
• Brincadeira + Sequência
• Coreografia Junina

Maio

• Temática de Família
• Ensaio Festa Junina
• Ensaio Festa Junina
• Ensaio Festa Junina

Junho

• Ensaio Junina
• Ensaio Junina
• Ensaio Junina
• Apresentação Junina

Julho

• Férias

Agosto

• Temática da Família
• Ensino Lúdico
• Ensino Lúdico
• Ensino Lúdico

Setembro

• Sequência Coreográfica
• Sequência Coreográfica
• Sequência Coreográfica
• Sequência Coreográfica

Outubro

• Coreografia Apresentação
• Temática das Crianças
• Ensaio Apresentação
• Aula Temática

Novembro

• Ensaio Apresentação
• Ensaio Apresentação
• Ensaio Apresentação
• Apresentação Final

Dezembro

• Temática Natal
• Aula Despedida
• Férias

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